terça-feira, março 27, 2007

Ecossocialismo

O caminho percorrido pela Esquerda desde a queda do mundo de Berlim foi, ambientalmente, sempre assombrado pelas práticas desastrosas do socialismo real. Os exemplos são muitos e, infelizmente, nesta área as diferenças para o capitalismo não abundam.
É chegado o tempo da Esquerda sair de vez debaixo dessa sombra e assumir uma luta que só pode ser sua. Nenhum partido liberal, ou mesmo social-democrata, pode, honestamente, defender uma causa em que tentar agradar ao dois lados (dois? será mesmo?). Apenas os partidos verdadeiramente socialistas podem, juntamente com uma alternativa de organização económica, trazer a sociedade para essa convivência salutar com a natureza, em vez da relação de rapina que actualmente existe.
Assim, com todo este espaço imenso por ocupar, aparece o ecossocialismo: uma lufada de ar fresco nas ideias e nas causas, mas, também, na militância. Representa uma nova abordagem da sociedade e, dessa forma, uma novo alcance da mensagem socialista.
Numa época em que os desastres (crises) ambientais alastram, afinal, é mesmo a luta ambiental que poderá fazer a diferença.

1 comentário:

Spray disse...

Pelo caminho que isto vai ainda vão ser é necessárias Eco-ditaduras...