sábado, novembro 17, 2007

Documentários gratuitos

Nas minhas deambulações pela internet deparei-me com um site que merece referência especial. Trata-se de biblioteca de documentários, para visualização gratuita, maioritariamente sobre temas políticos. Sim, eu sei que esta definição é muito abrangente dado que quase tudo pode ser encarado como política. Mas, por isso mesmo, é uma definição muito acertada para os conteúdos apresentados no site.

Um dos filmes disponíveis é o War On Democracy, do John Pilger, onde se analisa a forma como as estruturas políticas da América Latina foram orquestradas, ao longo da última metade do séc. XX e início deste novo século, pelos Estados Unidos da Améria. É analisado a fundo o golpe de estado sofrido por Hugo Chavez, mas também são abordadas as acções perpetradas noutros países, tais como a Nicarágua, Cuba, Guatemala, entre outros.

Apesar de John Pilger ser, declaradamente, apoiante de Hugo Chavez, este filme demonstra algumas das acções concretas que levaram o povo venezuelano a defender o seu presidente no golpe de estado de 2002. Devo dizer que, defendendo algumas das acções que Chavez levou a cabo (combate à literacia, diminuição da jornada de trabalho, aumento do salário mínimo, etc.), discordo das últimas notícias que têm vindo a público e que indicam uma diminuição da liberdade individual e da estrutura democrática (a possibilidade da eternização no poder do presidente, o mandato unipessoal de um ano, a subjugação dos interesses académicos de cada um aos interesses do estado).

Sem comentários: