sábado, novembro 17, 2007

"Porque nao te calas?"

Estas foram as palavras do Rei de Espanha, Juan Carlos, a Chavez quando este defendeu o seu ponto de vista onde classificou Jose Maria Aznar como fascista.

Como retrata o filme War On Democracy, a América Latina foi, no último meio século, orquestrada conforme os interesses americanos e de seus aliados.
Os factos demonstram que os defensores da Democracia (Bush, Aznar, Blair e, já agora, Durão Barroso - o trio da cimeira das Lages - mas não só), têm uma visão muito enviesada da mesma. A Democracia só é boa se jogada conforme os seus interesses. Assim, é fácil perceber o sentimento de Chavez.

Contudo, penso que vale a pena analisar mais pormenorizadamente o que significa o "Porque não te calas?" real. Eu não sou psicólogo, mas penso que se conseguem perceber dois sentimentos profundos: o primeiro é a mágoa de alguém que é obrigado a ouvir reparos de um qualquer zé ninguém, oriundo de um estado que, por algum erro estratégico que nunca deveria ter acontecido, conseguiu a indepência do grande império espanhol; o segundo é o despeito de troçarem dos fascistas ao atribuir esse rótulo a um fraco que não se conseguiu manter no poder.
Aliás, como se pode ver neste vídeo, percebe-se bem a quem o rótulo de fascista pode ser atribuído...

1 comentário:

Joana Neto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.